Você está em: Notícias

Notícias

VEREADORES RECEBEM COM TRISTEZA PASSAGEM DA IRMÃ GEMA FORNAZIER

ARQUIVO PROVÍNCIA

Data: 13/09/2017

COMPARTILHE:
A+ A-
 Os vereadores de Rondonópolis lamentam a morte, na manhã desta quarta-feira (13), da Irmã Gema Domênica Fornazier, e presta condolências a todas as integrantes da Província Santa Teresa do Menino Jesus e seus familiares. Os legisladores propuseram Moção de Pesar pela passagem da irmã, que foi pioneira na cidade de Rondonópolis e passou boa parte de sua vida na administração da Escola Sagrado Coração de Jesus, cuidando da formação de crianças, adolescentes e educadores.

 

O corpo está sendo velado no salão da sede provincial das Irmãs Catequistas Franciscanas, à Av. Frei Servácio, 354 (próximo à Escola La Salle). A missa de corpo presente será na quinta-feira (14), às 8h00, no mesmo local e em seguida o cortejo seguirá para o cemitério da Vila Aurora, onde seu corpo será sepultado.

 

Quem foi Irmã Gema?

Irmã Gema nasceu aos 19 de julho de 1930, em Encantado - Rio Grande do Sul. Em 1948 iniciou a formação para a vida religiosa, emitindo os votos temporários no dia 24 de dezembro de 1952 e votos perpétuos no dia 11 de fevereiro de 1956 em Rodeio - SC.

 

Em 1965 veio como missionária para Rondonópolis, onde assumiu a missão de educadora na Escola Sagrado Coração de Jesus. Em 1969 assumiu a direção da Escola Marechal Rondon em Jaciara e em 1970 a direção da Escola São Francisco em Campo Grande – MS e no período da noite frequentava o curso de Pedagogia na Universidade Dom Bosco.

 

A seguir fez especialização em Português e em Metodologia de Ensino, e durante os anos em que esteve na direção das Escolas, participou de cursos de aperfeiçoamento relacionados à gestão do Ensino de Segundo Grau. Após sua aposentadoria frequentou ainda em Rondonópolis a Universidade Aberta da Terceira Idade.

 

Desde a infância, Gema sonhava em ser professora, e teve a sorte de entrar na Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas que tem como carisma a educação e a catequese, carisma este hoje atualizado como educação da fé e para a cidadania, através dos meios que melhor respondem a cada realidade.

 

Durante os anos 1974 a 1982 Irmã Gema foi diretora do Curso de Normal de Férias administrado na Escola Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis. O primeiro curso foi aberto para as irmãs da Província Santa Teresa do Menino Jesus e de outras congregações religiosas. O segundo curso foi aberto para leigos, funcionando na sede de seis municípios do Mato Grosso. A iniciativa da criação foi da então ministra provincial, Irmã Thereza Marangoni e do Frei Raimundo Schürmann, para facilitar o aperfeiçoamento dos professores rurais que não tinham acesso a outros cursos durante o ano letivo.

 

De 1981 a 1994 (durante 13 anos) Irmã Gema assumiu a direção da Escola "Sagrado Coração de Jesus" em Rondonópolis, segundo ela, com resistência e muita humildade. Irmã Gema contou que sempre sentiu as luzes e a força de Deus em sua missão, zelando pela formação das crianças, adolescentes e educadores. Buscou atingir também os pais dos alunos, através da Escola de Pais, criada em seu período de direção. Buscou sempre manter a calma e a serenidade diante dos desafios que teve que enfrentar na questão disciplinar e de aprendizagem de alunos.

 

No ano 1995 aposentou-se de seu trabalho dedicado à educação sistemática e passou a assumir a educação da fé nas comunidades de Pedra Preta e Juscimeira. Nessa missão sentiu-se também competente, realizada e feliz.

 

Irmã Gema buscou sempre ser mulher consagrada, comprometida com o Projeto de Deus; alimentar sua fé na Palavra e na solidariedade com os pobres; vivenciar os conselhos evangélicos como religiosa e viver a fraternidade na Congregação. Irmã Gema foi uma pessoa de fé e de oração, cuja presença irradiava paz, serenidade e confiança. Foi dedicada ao estudo, à vida profissional como educadora e ao aperfeiçoamento de sua personalidade; na convivência com as irmãs era serviçal, agradável e conciliadora. Gema assumia seus compromissos com fidelidade, perfeição, calma e persistência. Seu refrão diante de desafios e impasses era: “No fim, vai dar tudo certo” e este fim já deu certo: Confiamos que Deus Pai-Mãe já a recebeu em seu regaço de amor, para recompensá-la por sua vida de doação.


Notícias Relacionadas
Endereço

RUA CAFELÂNDIA, 434
Bairro: LA SALLE
RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

Contato

Fone: (66)3410-9700
Horário de Atendimento: 12h as 18h

Como Chegar
© Copyright 2017-2018 Câmara Municipal de Rondonópolis