Você está em: Notícias

Notícias

REPRESENTANTES DO DNIT E ROTA DO OESTE PROMETEM AGILIZAR RETOMADA DE OBRAS DA TRAVESSIA

Data: 21/05/2018

COMPARTILHE:
A+ A-

Apesar do público reduzido, mas seleto, a Audiência Pública convocada pelos vereadores Dr. Orestes Miraglia (SD), Adonias Fernandes (MDB) e Batista da Coder (SD), e realizada no plenário da Câmara Municipal na noite desta sexta-feira (18), foi muito proveitosa.

Uma participação muito esperada era a do senador Wellington Fagundes (PR), que não compareceu devido a problemas de saúde na família na capital. Todavia, o ex-prefeito Ananias Martins de Souza o representou.

Muitas lideranças comunitárias representando as comunidades que residem ao longo das BRs-163/364, mormente nas cercanias da cidade de Rondonópolis, bem como do Distrito de Boa vista se fizeram presentes e apresentaram muitas cobranças e reivindicações, principalmente quanto à instalação de passarelas de pedestres e melhorias na iluminação pública ao longo da via.

A pauta apresentada aos representantes do DNIT e da Concessionária Rota do Oeste, são resultantes de constantes discussões e debates no poder legislativo, e relacionava-se basicamente a respeito da conclusão das obras estruturantes da Travessia Urbana que se arrasta há vários anos, e desde o seu lançamento, apresentou vícios de origem, como falhas no projeto, pois apesar de se tratar de uma via de tráfego intenso, não foi prevista a construção de passarelas de pedestres para as comunidades que margeiam a rodovia.

Conforme informações, essas passarelas riram beneficiar uma população estimada em mais de 60 mil pessoas na Região Salmem; sendo 25 mil localizadas nas cercanias do Viaduto e, outras 35 mil, nas imediações dos fundos da ‘Empresa Lodi’, e, bairros circunvizinhos, como Parque Universitário, Ana Carla, Rui Barbosa, Tancredo Neves, Vila Olinda, Res. Oasis, e Jd. das Paineiras entre outros.

Como pauta da audiência, foi discutida a construção do viaduto, a travessia de pedestres para o Distrito de Boa Vista, Iluminação pública no perímetro urbano, a duplicação do trecho entre o ‘Córrego Lourencinho e o Trevão’, e ainda a reutilização do espaço (prédio) do antigo DNER (Km 203/BR-163/364), que estava sendo utilizado pelo DNIT, mas que o devolveu à união.

Em sua fala o vereador Orestes, cobrou agilidade e mais empenho dos responsáveis na retomada e conclusão das obras da Travessia, questionando inclusive, os constantes problemas de continuidade, bem como, a definição de quem seria a reponsabilidade para tanto; “se do DNIT ou da Concessionária Rota do Oeste”. O parlamentar externou ainda que entende até como ‘uma chacota, um deboche’ para com a população e a sociedade rondonopolitana, essas promessas não cumpridas!

Além dessas reivindicações, a comunidade cobrou ainda a retomada das obras de duplicação na BR-163, entre o Terminal da ALL e a Cervejaria Petrópolis.

Quanto à futura utilização do espaço do DNIT, foi sugerido ao poder executivo que envie um documento a Secretaria de Patrimônio da União solicitando a cedência do espaço ao poder público municipal, para que ali sejam instaladas: uma unidade do Corpo de Bombeiros/Samu e algumas instituições sociais beneficentes, como a Associação dos Portadores da Síndrome do Espectro Autista; e a Associação dos Surdos, entre outras.

Conforme informações, a Associação dos Autistas, pretende instalar/criar uma ‘Clínica Escola’ no local, para beneficiar/atender aos portadores de Autismo da cidade e região.

Todavia, tanto o representante da Rota do Oeste, como o superintendente do DNIT, Orlando Fanaia Machado, asseguraram que as obras serão retomadas, e que os respectivos projetos estão em ordem e prontos para execução devendo ser concluídas até o final do ano, assegurando inclusive, a contemplação de todas as reivindicações apresentadas na audiência, mas, reiteraram que para tanto, dependem da liberação de recursos da União.

Participaram da audiência, os vereadores, Dr. Orestes Miraglia e Batista da Coder (SD), Adonias Fernandes (MDB) e Jailton do Pesque Pague (PSDB). O presidente da ACIR, Juarez Orsolin; Miguel Mendes - Diretor Executivo da ATC; Fernando Mileo - Diretor de Operações da Rota do Oeste; Roberto Madureira - Gerente de Relações Institucionais da Rota do Oeste; bem como, Marcelo Sortica - Chefe de Construções (DNIT), além do ex-prefeito Ananias Martins, representando o Senador Wellington, e várias lideranças comunitárias e representantes da sociedade organizada local.


IMAGEM ANEXADA


Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

+ Notícias
Endereço

RUA CAFELÂNDIA, 434
Bairro: LA SALLE
RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

Contato

Fone: (66)3410-9700
Horário de Atendimento: 12h as 18h

Como Chegar
© Copyright 2017-2018 Câmara Municipal de Rondonópolis