Você está em: Notícias

Notícias

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE SITUAÇÃO ECONÔMICA DA SANTA CASA

Data: 02/09/2019

COMPARTILHE:
A+ A-

Foi realizada na noite de sexta-feira (30) no auditório da Câmara Municipal de Rondonópolis uma Audiência Pública para discutir a situação econômica da Santa Casa de Misericórdia em Rondonópolis, a fim de buscar meios para resolver a situação. Autoridades políticas municipais e estaduais participaram da reunião, participaram também do evento o prefeito municipal Zé Carlos do Pátio e a Secretária Municipal de Saúde Izalba Diva de Albuquerque.

“Nós estamos passando todos os recursos em dia para a Santa Casa, do Município e do Estado. O problema da Santa Casa atualmente não é só dinheiro, é uma questão de gestão e é preciso melhorar. Temos que fazer uma rediscussão muito grande do papel da Santa Casa, porque ela quer receber o dinheiro, mas não quer prestar o serviço”, explicou o prefeito.

A audiência foi requerida pelo vereador Fábio Cardoso (PDT), e a decisão de realizar junto com a Assembleia Legislativa, foi para debater esse problema com o Estado, haja vista que não é apenas municipal, mas estadual também.

“Nós temos na Santa Casa um hospital de referência estadual e nós não podemos deixar que ela feche, por isso fizemos essa audiência, para que possamos unir as forças, e juntos achar um caminho para que a instituição continue  realizando as suas atividades”, falou o vereador.

 Atualmente a instituição enfrenta uma dívida geral de R$ 24 milhões. E de acordo com o vice-presidente da Santa Casa Sinésio Gouveia, é preciso resolver essa dívida que é decorrente de subfinanciamento do SUS, que a entidade vem bancando isso com créditos bancários, fornecedores e prestadores de serviços, e também resolver o futuro, que é corrigir os valores da tabela SUS, para que o custo seja coberto pelo comprador dos serviços que é o Poder Público.

“Esperamos que essa união de esforços alcance o objetivo que é complementar o financiamento do SUS, que como é sabido a nível nacional, a tabela SUS é de 1.999, é deficitária e não cobre os custos. O estado tem complementado parcialmente essa tabela, mas ainda os hospitais estão fechando com déficit anual”, disse o vice-presidente da Santa Casa Rondonópolis.

 “São problemas internos e externos que afetam a Santa Casa e sempre ficam os questionamentos porque ela está sempre no ‘vermelho’ com déficit de R$ 800 mil mensal. Então, acho que a população tem que saber os problemas da Santa Casa e claro se tiver irregularidades tem que ser apurado. E estamos pedindo o apoio até financeiro para os prefeitos de Rondonópolis e dos outros 19 municípios, para quem sabe estar destinando um valor maior pelo menos até serem aprovadas as emendas junto ao Governo Federal”, informou o Deputado Estadual Claudinei Lopes (PSL).

IMAGEM ANEXADA


Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

+ Notícias
Endereço

RUA CAFELÂNDIA, 434
Bairro: LA SALLE
RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

Contato

Fone: (66)3410-9700
Horário de Atendimento: 12h as 18h

Como Chegar
© Copyright 2017-2018 Câmara Municipal de Rondonópolis