Você está em: Notícias

Notícias

COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA DISCUTE SITUAÇÃO DA SANTA CASA

Data: 09/09/2019

COMPARTILHE:
A+ A-

Foi realizada na tarde de hoje (09) na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião para discutir e buscar um caminho a fim de resolver a situação financeira da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis.

O encontro foi marcado pela Comissão de Saúde dessa Casa de Leis, na qual é presidida pelo vereador Fábio Cardozo (PDT), estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Izalba Diva de Albuquerque, o Presidente do Consórcio Regional de Saúde, o prefeito de Poxoréu Nelson Paim, representantes do Grupo de Mulheres em Prol de Rondonópolis, a coordenadora Tânia Balbinotti, o vice-presidente da Santa Casa Sinésio Gouvea, a representante do Secretário Estadual de Saúde e administradora do Hospital Regional, Caroline Dobes, e os vereadores Jailton do Pesque Pague (PSDB), Reginaldo Santos (Cidadania) e Doutor Orestes Miraglia (SD).

Essa foi a primeira vez que todas essas entidades ligadas à saúde se reuniram, para ouvir as pontuações e dar sugestões em busca de uma solução. Hoje a dívida geral da instituição chega a R$ 26 milhões, decorrente de subfinanciamento do SUS, que de acordo com o vice-presidente, a entidade vem bancando isso com créditos bancários, fornecedores e prestadores de serviços, e também resolver o futuro, que é corrigir os valores da tabela SUS, para que o custo seja coberto pelo comprador dos serviços que é o Poder Público. Na ocasião, o vice-presidente da entidade falou quais os pontos principais que precisam ser revistos, para encontrarem um caminho.

“Precisamos mudar quatro pontos para o futuro, o primeiro a relação das metas, essa mudança piorou a situação da Santa Casa que já estava ruim, os valores dos serviços prestados precisam ser corrigidos pelo estado, as UTI’s são os grandes furos nossos, precisamos que sejam corrigidos também os valores, e uma proposta minha, é uma taxa de disponibilidade do atendimento privado, e a gente precisa ter dentro do consórcio uma ajuda, até o dia que a Santa Casa começar a receber pelo que faz”, disse Sinésio Gouvea.

Desse encontro ficou definido que será marcada uma reunião nos próximos dias com o Governador do Estado Mauro Mendes, junto com os prefeitos dos 19 municípios da região Sudeste que são atendidos pela Santa Casa, a fim de buscar uma solução para a instituição não fechar as portas.

“Precisamos unir as forças, a Santa Casa não pode fechar, é um hospital de referência estadual, e com essa reunião com o governador, vamos discutir os valores que são repassados e estão defasados, para evitarmos um problema dessa mesma magnitude daqui uns anos”, falou o vereador Fábio Cardozo.

“Se não encontrarmos uma solução, corre o risco da Santa Casa fechar nos próximos 30 dias, e aí, como será a transferência daqueles pacientes, pra onde vão? Diferente de Cuiabá que tem outros hospitais, aqui não tem”, disse Tânia Balbinotti.


IMAGEM ANEXADA


Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

+ Notícias
Endereço

RUA CAFELÂNDIA, 434
Bairro: LA SALLE
RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

Contato

Fone: (66)3410-9700
Horário de Atendimento: 12h as 18h

Como Chegar
© Copyright 2017-2018 Câmara Municipal de Rondonópolis